Sobre o Observatório

Que desafios enfrentaremos na busca de soluções para o transporte urbano de Teresina?

Parte integrante do Projeto intitulado “Observatory of Mobility- Blockchain technology to improve Data Management and Civil Engagement for the Public Transportation in Teresina, Brazil”, o Observatório do Transporte de Teresina é apresentado pela Prefeitura Municipal de Teresina e financiado pelo Programa EUROCLIMA+. Nascido da oportunidade identificada pelo Município de Teresina, na utilização das tecnologias blockchain, o Observatório existe para resolver questões de confiança entre todos as partes interessadas dos setores de mobilidade. Visando implementar um processo de inovação, a fim de experimentar uma abordagem habilitada digitalmente e, incluindo o uso de tecnologias de blockchain, o observatório irá procurar:

  • Fornecer uma avaliação rápida do atual sistema de transporte público de Teresina;
  • Co-identificar e priorizar os principais problemas enfrentados pelo sistema de transporte público;
  • Identificar soluções e tecnologias que podem abordar essas questões priorizadas, incluindo blockchain;
  • Fornecer metodologia e recursos para projetos-piloto de protótipos inovadores, por meio de uma abordagem de inovação aberta.
  • Fornecer lições aprendidas com os projetos-piloto, documentação e definição da estratégia de implementação em larga escala.

Tendo como premissa uma abordagem participativa, serão levantadas questões provenientes de todas as partes interessadas. Serão, ainda, selecionados e desenvolvidos, projetos-piloto através da criação de protótipos de soluções digitais comprovadas. Desta forma, os projetos-pilotos permitirão a ampliação das soluções por meio de um processo de implantação em maior escala.