Notícias

Da teoria para a prática

O Desafio #moveteresina não acabou. A etapa agora é de desenvolvimento dos protótipos (POCs), ou seja, colocar em prática as ideias que haviam sido criadas e aperfeiçoadas. As equipes Jaegers, Optime e Prontuário do Busão assinarão um contrato com a Systra para o financiamento dos POCs e terão a responsabilidade de desenvolver suas propostas completas e totalmente funcionais no prazo de 5 meses.

Para isso, foi estabelecido o uso de Metodologia Ágil de desenvolvimento de projetos, denominada Scrum, mundialmente utilizada e apropriada para projetos de inovação. As equipes tiveram o acompanhamento técnico de um gestor de projetos (Scrum Master) e a participação de representantes do sistema de transporte de Teresina para validação das soluções parciais e final.

A organização do Desafio #moveteresina ofereceu um treinamento específico sobre a metodologia Scrum para todos os participantes das equipes. O treinamento ocorreu entre os dias 24 e 29 de maio, realizado de forma remota.

Mas o que é essa Metodologia Scrum? 

Ela consiste em propor o desenvolvimento de soluções complexas em pequenas partes a serem desenvolvidas em um curto intervalo de tempo, denominado “sprint”. Para o Desafio #moveteresina ficou determinado o intervalo de 15 dias para realização das “sprints”. A Metodologia Scrum prever, a evolução do projeto de forma incremental e interativa, trazendo resultados melhores e de forma mais rápida.

A metodologia orienta a realização de reuniões sistemáticas e com propósitos bem definidos como  reuniões rápidas diárias de cada equipe, com a participação de todos os integrantes, com duração máxima de 15 minutos.

Também estão previstas  reuniões de planejamento e retrospectiva com todas as equipes com a presença do Scrum Master, realizadas a cada “sprint” , isto é, de 15 em 15 dias;

Reuniões de revisão com a participação de representantes do sistema de transporte de Teresina para avaliação dos resultados parciais, realizadas quinzenalmente.

Para a implementação adequada, as equipes usarão ferramentas computacionais já utilizadas em projetos de desenvolvimento de softwares como o JIRA, GITHUB, CONFLUENCE e DISCORD.

Conheça os projetos classificados

O Otimizador de Rotas da equipe OpTime, propõe um software para otimizar as linhas de ônibus em Teresina, considerando a mudança de rotas e localização de paradas de ônibus ou ainda sugerir a mudança da capacidade ou quantidade dos ônibus por linha. O sistema poderá ser utilizado para replanejamento do sistema, por meio de simulações, visando a redução dos custos operacionais. Quando implantado, o sistema poderá trazer uma redução do tempo das viagens bem como o tempo de espera pelos usuários.

A equipe Prontuário do Busão apresenta um software (aplicativo) voltado para acompanhamento das manutenções dos ônibus, considerando manutenções preventivas, preditivas e corretivas. O aplicativo será operado pelos motoristas para atualizar o estado de conservação e funcionamento do ônibus e possibilitará comunicação com a garagem para cruzamento de informações de manutenções já realizadas visando atestar as condições do veículo e controlar o fluxo das manutenções a serem realizadas. Quando implantado, permitirá o melhor controle do estado de manutenção da frota, redução no número de acidentes e paralisações não programadas da frota e trará maior segurança no transporte de passageiros.

E por fim, a equipe Jaegers propõe o DashBus. Um software para acompanhar indicadores de qualidade e desempenho do sistema de transporte de Teresina, apresentando os principais indicadores de forma gráfica para facilitar a visualização e seu entendimento. O acompanhamento dos indicadores operacionais do sistema se mostra útil não só para a tomada de decisão por parte da gestão pública do transporte, mas também para a população em geral, trazendo maior transparência. O uso de recursos de Inteligência Artificial previsto na proposta, permitirá extrair padrões e informações relevantes acerca da operacionalização do sistema de transporte coletivo, além de possibilitar a identificação de potenciais ameaças, bem como sua mitigação, antes que essas se tornem problemas reais.

Fique atento para as datas

Desenvolvimento de Protótipos: 31/05 até 29/10

Treinamento da Metodologia Ágil Scrum: 24/05 até 29/05 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *